domingo, 9 de agosto de 2009

Passagem do dirigível Hindenburg por Curitiba


Em 02 de dezembro de 1936 passou por aqui o dirigível Hindenburg, que foi construído pela alemã Luftschiffbau-Zeppelin GmbH. O popular Zeppelin tinha impressionantes 245 metros de comprimento e cruzava o Atlântico a 110km/h com seus 200 mil metros cúbicos de hidrogênio. Foi o maior da sua categoria na história.

A foto apresenta o nosso gigante notável passando pela Av. Luiz Xavier em uma das suas últimas viagens antes do incêndio devastador em 06 de maio do ano seguinte, quando literalmente explodiu em Lakehurst, Nova Jersey, nos EUA.

Com o saldo de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas, estava decretado o fim do modelo LZ 129 Hinderburg e o final da era dos dirigíveis como meio de transporte de passageiros (ele ainda seria utilizado na grande guerra).

Curitiba testemunhou a passagem desde monstro alemão, mostrando a importância da cidade já naqueles tempos como ponto de referência mundial.

Na foto observe o bonde Birney, marca registrada da cidade então.


Fonte: http://www.hagah.com.br por Aroldo Glomb

2 comentários:

  1. O Hindenburg passou em Curitiba no dia 1 de dezembro, às 09 horas e 30 minutos da manhã e a foto em questão é uma montagem, como várias fotos que foram alteradas na época para serem vendidas em lojas. Espero ajudar com estes dados.

    ResponderExcluir
  2. O Hindenburg passou em Curitiba no dia 1 de dezembro, às 09 horas e 30 minutos da manhã e a foto em questão é uma montagem, como várias fotos que foram alteradas na época para serem vendidas em lojas. Espero ajudar com estes dados.

    ResponderExcluir